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Saiba tudo sobre o 43º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas!

Inscrição

Procedimentos para a realização da inscrição no 43º CBAC

Clique aqui e faça sua inscrição

  • A inscrição para o congresso, curso ou de acompanhante deverá ser feita através de nossa loja virtual, no site oficial do evento www.cbac.org.br, até o dia 10/06/2016 ou, após essa data, pessoalmente no local do evento – Palácio das Convenções do Anhembi – São Paulo – SP;
  • Formas de Pagamento:
    • Boleto bancário – À vista com 5% (cinco por cento) de desconto na taxa de inscrição; ou
    • Cartão de Crédito – à vista ou parcelado;
  • Cadastros efetivados até o dia 31/12/2015 terão um desconto de 10% (dez por cento) sobre o valor da taxa de inscrição no CBAC; O desconto somente será mantido se o pagamento for efetuado no prazo estabelecido;
  • O(a) participante que ainda não for sócio(a) da SBAC e desejar se associar no ato da inscrição no CBAC, poderá fazê-lo preenchendo o respectivo formulário, anexando os documentos solicitados e somando ao total do Congresso a taxa única para associação e a anuidade/2016. Esse total final poderá ser parcelado em até 10x sem juros, no cartão de crédito;
  • O(a) associado(a) SBAC que não esteja em dia com sua(s) anuidade(s) e deseja se inscrever no 43° CBAC como sócio(a), terá a(s) anuidade(s) anterior(es) a 2016 anistiada(s) – desde que não seja possuidor do TEAC, devendo o respectivo valor (R$ 270,00) ser acrescido ao valor total da inscrição no CBAC e podendo ser parcelado em até 10 vezes sem juros, no cartão de crédito;
  • A inscrição feita na categoria “acadêmico de graduação”, “acadêmico de pós-graduação” ou “técnico de laboratório” deve ter a comprovação efetuada através do envio de respectivo documento, para o e-mail secretaria@lk.com.br até o dia 10/06/2016, ou caso não seja enviado até essa data, com a apresentação obrigatória na retirada de seu material, no local do evento. Em caso da não apresentação, deverá ser efetuado o pagamento da diferença de categoria;
  • A inscrição como “Visitante” permitirá o acesso somente à área da exposição de estandes. Não será permitido o acesso de Visitantes às conferências, mesas-redondas, encontros com o especialista, cursos, seminários de lâminas ou sessões interativas, ainda que desejando efetuar o respectivo pagamento da atividade;
  • Para inscrição em curso(s), seminário(s) de lâminas, encontros com o especialista e mini-cursos o(a) participante deverá solicitar obrigatoriamente sua inscrição para o Congresso;
  • Após a inscrição, não haverá troca da(s) atividade(s) escolhida(s) – curso(s) e/ou seminário(s) de lâminas e/ou Encontro com o Especialista;
  • A inscrição de acompanhante(s) deve ser obrigatoriamente solicitada por participante inscrito(a) no Congresso (exceto Visitantes);
  • A inscrição como acompanhante não permite o acesso em nenhuma atividade científica. Somente permite o acesso às atividades sociais e à área da exposição científica (estandes);
  • Todas as inscrições de participantes (congressistas e acompanhantes inscritos) darão direito à participação em todas as atividades sociais do evento;
  • Em caso de desistência, o(a) participante deverá formalizar o pedido, via fax ou e-mail e serão observadas as seguintes condições:
    • para as solicitações enviadas até o dia 10/06/2016 será reembolsado 50% do valor pago pela inscrição no Congresso e/ou de acompanhante. Lembramos que não há reembolso para inscrições em cursos e seminários de lâminas;
    • após o dia 10/06/2016 não haverá devolução de valores pagos; e
    • todas as devoluções serão efetuadas em até 15 dias úteis após o término do Congresso.

 

Tabela Inscrições 43º CBAC

Expositores

Expositores

EmpresaStandSite
ABBOTT46/47www.abbottbrasil.com.br
ALL LAB (NEOLAB)57Awww.neolabimport.com.br
ARGOSLAB03www.argoslab.com.br
BIODINA29-Bwww.biodina.com.br
BIOSUL55www.gtgroup.net.br
BIOSYSTEMS58-Awww.biosystems.es
BIBLIOMED (CLS)11www.bibliomedlivraria.com.br
CLINICA MAYO54Cwww.mayoclinic.org
CONTROLLAB53-Awww.controllab.com.br
CFF40-Bwww.cff.org.br
CRAL 39www.cralplast.com.br
CREMER48/49www.cremerdiagnostica.com.br
CRF-SP40-Awww.crfsp.org.br
DASA (LAB. ÁLVARO)02www.alvaro.com.br
DB MEDICINA23www.diagnosticosdobrasil.com.br
DIGISIGN56Awww.digisign.com.br
DIGITALMED44www.digitalmed.com.br
DIAGMASTER17-
DLE58-Bwww.dle.com.br
EDITORA TRÊS87www.editora3.com.br
GENOMA28www.centrodegenomas.com.br
GOLD ANALISA53-Bwww.goldanalisa.com.br
GREINER41-Bwww.greinerbioone.com
HERMES PARDINI42www.hermespardini.com.br
HORIBA43www.horiba.com.br
HOTSOFT25-Awww.hotsoft.com.br
INBRAS04www.inbrasfabrica.com.br
INDREL52-Bwww.indrel.com.br
INOVAPAR54-Bwww.inovapar.com.br
INTERLAB30www.interlabdist.com.br
KASVI61www.kasvi.com.br
LABNETWORK16www.labnetwork.com.br
LABOR IMPORT51www.laborimport.com.br
LABORATÓRIO SODRÉ52Awww.sodretoxicologico.com.br
LABORCLIN31www.laborclin.com.br
LABORLAB38www.laborlab.com.br
LCA 27www.grupolca.com.br
LIGA SISTEMAS DE INFORMÁTICA54-Awww.liga.inf.br
MC WILL01www.laes-haes.com.br
MEDIARTE07www.mediarte.com.br
MEDMAX5 e 6www.medmax.com.br
MEDSTEEL13www.medsteel.com.br
NEWSLAB86www.newslab.com.br
NIHON KOHDEN57-Bwww.nihonkohden.com
NIKON85www.nikon.com.br
OLSEN15www.olsen.odo.br
PROBAC09www.probac.com.br
PSYCHEMEDICS45Bwww.psychemedics.com.br
QUIBASA (BIOCLIN)24www.bioclin.com.br
RANIERIwww.ranieritransportes.com.br
SARSTEDT21/22www.sarstedt.com
SBAC26www.sbac.org.br
SERION14www.serionbrasil.com.br
SINDLAB52Cwww.sindlab.org.br
SWI (SHIFT)41-Cwww.shift.com.br
STRA MEDICAL08www.stramedical.com.br
SYSMEX25-Bwww.sysmex.com
THERMOFISHER45Awww.thermofisher.com.br
TV MEDwww.tvmed.com.br
UNIWARE56-Bwww.unilab.com.br/uniware
USA DIAGNOSTICA41-Awww.usadiagnostica.com.br
WAMA10www.wamadiagnostica.com.br
WATERS59www.waters.com

Faça seu cadastro abaixo e seja um expositor.

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Seu e-mail (obrigatório)

Trabalhos científicos

TRABALHOS CIENTÍFICOS – NORMAS E INSTRUÇÕES

Submeta seu trabalho

I – Quanto à inscrição, aceitação e apresentação de trabalhos

 

1.1. Por ocasião da submissão do trabalho, o autor responsável deverá informar: título do trabalho, nome e CPF de todos os autores com seus respectivos vínculos institucionais e endereços eletrônicos. Não deverão ser colocados nem o título do trabalho e nem o(s) nome(s) do(s) autor(es) em caixa alta, exceto as letras iniciais de cada palavra. Deverão ser indicadas, ainda, 3 palavras-chaves para o trabalho;

 

1.2. O envio de trabalho e sua inscrição no Congresso representam o compromisso dos autores com sua apresentação no evento, desde que a aceitação seja confirmada pela Comissão Julgadora de Temas Livres;

 

1.3. O autor responsável receberá confirmação da inscrição do tema livre e, posteriormente, informação sobre sua aceitação ou não, bem como sobre a data e horário da apresentação, por correio eletrônico. A consulta também poderá ser feita pelos autores diretamente no site do Congresso;

 

1.4. Não há limite de trabalho por autor e nem há limite para co-autoria de trabalhos;

 

1.5. Não serão aceitos resumos incompletos ou provisórios;

 

1.6.  Os autores autorizam a publicação dos trabalhos nos Anais do Congresso/RBAC, sem fazerem jus a qualquer remuneração por direito autoral;

 

1.7. A Comissão Julgadora de Temas Livres é soberana no que diz respeito a avaliar, selecionar, aceitar ou recusar os trabalhos.

 

II – Quanto ao trabalho

 

2.1. Os trabalhos poderão ter as seguintes características:

 

  • Trabalhos Originais [clínicos, laboratoriais ou experimentais];

 

  • Relatos de casos e imagens laboratoriais;

 

  • Metanálises/ Revisões sistemáticas [técnica estatística empregada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos].

 

2.2. Todos os trabalhos deverão respeitar as normas éticas vigentes para pesquisas com seres humanos e animais. Em decorrência disso, deverá ser informado, claramente, no corpo do texto, o número do parecer da CEP ou CEUA;

 

2.3. Os resumos deverão conter no máximo 300 palavras, excluído o título;

 

2.4. Os resumos deverão ser redigidos em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa, segundo as normas vigentes de correção gramatical e ortográfica desses idiomas;

 

2.5. Não haverá revisão do texto dos resumos por parte da Comissão Julgadora de Temas Livres, portanto, estes serão publicados integralmente sem alterações;

 

2.6. O conteúdo dos resumos é de TOTAL responsabilidade dos autores;

 

2.7. Os resumos deverão contemplar:

 

  • Introdução;

 

  • Objetivos;

 

  • Material e Métodos;

 

  • Resultados e Discussão;

 

  • Conclusão.

 

2.8.  Os resumos deverão ser enviados através do site [www.cbac.org.br >> Inscrições >> Congressistas >> Já estou cadastrado(a)] no formato texto, preferencialmente “.doc” ou “.docx”, para serem encaminhados à avaliação da Comissão Julgadora de Temas Livre.  No momento da submissão dos trabalhos, os autores deverão indicar se desejam apresentar apenas sob a forma de pôster ou se desejam apresentar também oralmente. Além disso, os autores deverão indicar se desejam que seu trabalho concorra a alguma das premiações oferecidas (nesse caso, somente poderá ser indicada uma categoria de premiação) [item IV];

 

2.9.  A data limite para envio dos trabalhos é 26 de maio de 2016. NÃO haverá prorrogação desse prazo.

 

III – Quanto à apresentação

 

3.1. Os trabalhos poderão ser aprovados para apresentação sob a forma de pôster ou apresentação sob a forma de pôster e comunicação oral. Neste sentido, um trabalho poderá cair nas seguintes situações:

 

  • Apresentação apenas como pôster:

 

  • Quando os autores não declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho;

 

  • Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres não o aprovar para comunicação oral.

 

  • Apresentação como pôster e comunicação oral:

 

  • Quando os autores declararem, no momento da submissão, que desejam apresentar oralmente seu trabalho e a Comissão Julgadora de Temas Livres o aprovar para comunicação oral;

 

  • Quando a Comissão Julgadora de Temas Livres recomendar um trabalho para a apresentação oral e os autores aceitarem a indicação.

 

  • Não aceito para apresentação:

 

  • Quando a Comissão de Julgamento de Temas Livres não aprovar o trabalho para apresentação sob a forma de pôster.

 

3.2. Os trabalhos vencedores na premiação deverão ser apresentados, obrigatoriamente, sob a forma de pôster e sob a forma de comunicação oral. Se um trabalho não for aceito para apresentação sob a forma de pôster, estará automaticamente eliminado da premiação;

 

3.3. A comunicação oral deverá ser realizada com o auxílio de slides [Power Point] para no máximo 10 minutos. As seguintes especificações deverão ser seguidas:

 

  • Estrutura do slide:

 

  • Slide inicial [1 slide]: título, autor ou autores, e-mail do apresentador, instituição a que pertence/ instituição financiadora, data;

 

  • Slide de introdução [1 ou 2 slides – “O que levou ao tema do trabalho?”]: interface em que o trabalho se centra, marco teórico, apresentação dos dados da literatura;

 

  • Objetivos/hipóteses [1 slide – “Por que esta pesquisa foi feita?”];

 

  • Material e métodos [1 a 3 slides – “Como foi feita a pesquisa?”]: delineamento do campo teórico, métodos;

 

  • Resultados e discussão [3 a 4 slides – “O que foi encontrado?”]: uniformização da apresentação dos resultados e sua análise;

 

  • Conclusão [1 a 2 slides – “O que é possível inferir e concluir?”]: conclusões relacionadas aos objetivos, conclui-se apenas o que foi apresentado;

 

  • Referências bibliográficas [1 slide]: apresentação completa das referências dos trabalhos mencionados na comunicação oral [estilo Vancouver];

 

  • Tópicos opcionais [1 slide]: significância do estudo;

 

  • Número total de slides: calcular um slide por minuto.

 

  • Elementos visuais do slide:

 

  • Utilizar um título para cada slide com letra maiúscula [assunto do slide];

 

  • Utilizar letras Times ou Arial com estilo negrito ou sombreado no título e estilo normal no corpo do texto;

 

  • Utilizar fonte de letra entre 24 e 48;

 

  • Utilizar 7 linhas e 7 palavras por linha;

 

  • Evitar abreviações;

 

  • Utilizar no máximo 4 linhas em tabelas de 2 colunas;

 

  • Reestruturar tabelas previamente publicadas, se inadequadas;

 

  • Utilizar no máximo 8 barras por slide, em gráficos de barra;

 

  • Dados de outros autores deverão ser acompanhados das respectivas referências bibliográficas.

 

  • Apresentação oral:

 

  • Todos os autores que irão apresentar oralmente seus trabalhos deverão comparecer com 10 minutos de antecedência do início da sessão na sala disponibilizada para a comunicação oral;

 

  • Antes do início da sessão, todos deverão dirigir-se ao Media Desk do local do evento munidos de pendrive para inserção do trabalho no computador. Este deverá ser entregue como artigo digital em Power Point, em versão atualizada;

 

  • Os equipamentos disponíveis para apresentação serão um computador com Office em versão atualizada, projetor multimídia e tela de projeção;

 

  • A apresentação dos trabalhos deverá se realizada em um período de tempo máximo de 10 minutos, seguidos de um período de 05 minutos para eventuais questionamentos.

 

3.4. O pôster deverá ser confeccionado de acordo com o determinado a seguir:

 

  • Dimensão: A dimensão total do pôster não deverá exceder a 1,50m de altura por 0,90m de largura;

 

  • Título: O título do pôster deverá ser o mesmo do resumo enviado. Deverá ser escrito em letras maiúsculas em tamanho que permita a leitura a 3 metros de distância. As regras de notação e de nomenclatura deverão ser observadas. Sugere-se que seja empregada fonte de corpo 50 ou maior;

 

  • Nomes dos autores: Os nomes dos autores deverão estar escritos imediatamente abaixo do título. O nome do autor responsável pela apresentação do pôster deverá ser indicado por um asterisco e seu correio eletrônico deverá ser informado no rodapé do pôster. Sugere-se que seja utilizada uma fonte de corpo 20;

 

  • Instituição: O nome da instituição a qual os autores pertencem deverá estar escrito imediatamente abaixo do nome do último autor. As referências a departamentos, divisões, setores ou equivalentes deverão ser omitidas. Quando mais de uma instituição estiver envolvida, deverá ser indicado o autor pertencente a cada uma delas com números arábicos. Sugere-se que seja utilizada uma fonte de corpo 20.

 

  • Corpo do pôster: Deverá conter os tópicos listados abaixo. Sugere-se que seja utilizada uma fonte de corpo 20:

 

  • Introdução [razão para a realização dos estudos e descrição do atual estado da arte do assunto, seu contexto e o que se sabe a respeito];

 

  • Objetivos [principal objetivo e hipóteses pré-estabelecidas];

 

  • Material e Métodos [tipo de estudo, amostra, local, procedimentos, medidas, variáveis e desfecho, tamanho de amostra e análises estatísticas];

 

  • Resultados e Discussão [principais achados e análise dos dados];

 

  • Conclusão [conclusão baseada nos objetivos e hipóteses do estudo]. A conclusão deverá ser apresentada no formato de itens numerados.

 

  • Referências Bibliográficas: Deverão ser incluídas apenas aquelas referências citadas no texto e de acordo com a ordem de citação. Deverá ser empregado o estilo Vancouver. Sugere-se que seja empregada uma fonte de corpo 20 ou menor, se necessário;

 

  • Todos os autores que irão apresentar trabalhos sob a forma de pôster deverão permanecer, nos 20 minutos finais do horário agendado para a apresentação, junto aos seus pôsteres, a fim de esclarecer eventuais questionamentos sobre a pesquisa realizada.

 

IV – Quanto à premiação

 

4.1 A Comissão Julgadora de Temas Livres irá premiar trabalhos em quatro categorias diferentes. Cada trabalho terá direito a concorrer em apenas uma categoria. As categorias de premiação são compostas por:

 

  • Prêmio SBAC – Premiar o melhor trabalho apresentando no CBAC com vistas a melhoria técnica do laboratório clínico, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;

 

  • Prêmio PNCQ – Premiar o melhor trabalho apresentado sobre Controle de Qualidade, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além de diploma alusivo;

 

  • Prêmio CFF – Premiar o melhor trabalho de profissional farmacêuticobioquímico sobre Citologia Clínica, no valor de R$ 5.000,00 [cinco mil reais], além do diploma alusivo;

 

  • Prêmio Hotsoft – Premiar o melhor software na área laboratorial, no valor de R$ 2.000,00 [dois mil reais], além do diploma alusivo;

 

Obs: Importa reiterar que os autores premiados numa das categorias acima deverão apresentar os trabalhos vencedores tanto sob a forma de pôster quanto sob a forma de comunicação oral.

 

4.2. Para se candidatar, os autores deverão declarar seu desejo de participar em uma das quatro categorias de premiação, no ato da submissão do trabalho.

 

V – Quanto à seleção de resumos:

 

5.1. Os resumos de Temas Livres serão examinados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, considerando os seguintes aspectos:

 

  • A Comissão Julgadora de Temas Livres conferirá uma nota para cada um dos temas livres aceitos. O ponto de corte para aprovação será a nota 05, em escala de 0 a 10;

 

  • A partir desta nota, os resumos serão indicados para apresentação na forma de pôster ou na forma de pôster e comunicação oral, quando for o caso;

 

  • A Comissão Julgadora de Temas Livres selecionará quatro trabalhos daqueles indicados para premiação, conforme as categorias de premiação relacionadas no item IV.

 

5.2.  A Comissão Julgadora de Temas Livres não aceitará:

 

  • Trabalhos de revisão bibliográfica;

 

  • Trabalhos realizados com dados obtidos há mais de cinco anos;

 

  • Trabalhos que abordem inquéritos epidemiológicos em pequenas populações ou que abordem temas já consagrados e difundidos na literatura;

 

  • Trabalhos que não abordem temas relacionados às análises clínicas ou que não estejam contemplados na tabela de áreas temáticas constante do item VI;

 

  • Trabalhos que apresentem relatos de casos que tratem de situações de pouco impacto epidemiológico ou interesse metodológico.

 

VI – Quanto às áreas temáticas

 

6.1.  No momento da submissão, os autores deverão determinar a área temática a qual o resumo que está sendo enviado pertence;

 

6.2.  As áreas temáticas seguem abaixo:

 

ÁREA TEMÁTICA ESP* ABR**
 Assistência e Atenção Diagnóstica 01 AAD
 Bacteriologia Clínica 02 BAC
 Bioestatística e Bioinformática 03 EST
 Bioética e História da Saúde 04 BHS
 Bioquímica Clínica 05 BQC
 Biossegurança e Saúde Ocupacional 06 BSO
 Ciências Forenses 07 CFO
 Citologia Clínica 08 CIT
 Diagnóstico Laboratorial Baseado em Evidência 09 DBE
 Endocrinologia e Metabologia 10 END
 Ensino em Saúde, Análises Clínicas e Educação Continuada 11 ENS
 Genética e Biologia Molecular 12 GBM
 Gestão e Legislação de Laboratórios Clínicos 13 GLL
 Hematologia Clínica e Imunohematologia 14 HEM
 Imunologia Clínica 15 IMU
 Líquidos Biológicos e Urinálise 16 LBU
 Metodologia Científica em Análises Clínicas 17 MCT
 Micologia Clínica e Micotoxicologia 18 MIC
 Parasitologia Clínica e Imunoparasitologia 19 PAR
 Qualidade e Acreditação de Laboratórios Clínicos 20 QAL
 Saúde Pública e Vigilância em Saúde e Ambiental 21 SPU
 Toxicologia Clínica e Doping 22 TOX
 Virologia Clínica 23 VIR
 Patologia Clínica Veterinária 24 VET

(*) Esp – especialidade; (**) Abr – abreviação.

Organização

Comissão Científica do Congresso

Marcos Kneip Fleury

Coordenador

Alceu de Oliveira Toledo Junior

Alessandra Morassutti

Alexandre Silva

Alverne Passos Barbosa

Antonio Walter Ferreira

Caio Córdova

Carlos Albini

Dennis Bertolini

Jerolino Lopes Aquino

João Batista Costa Neto

José Abol Corrêa

Júlio Merlin

Lenilza Mattos Lima

Luiz Fernando Barcelos

Maria Elizabeth Menezes

Mauren Isfer Anghebem

Orildo Pereira

Paulo Henrique da Silva

Paulo Neufeld

Pedro D'Azevedo

Programação científica

Confira a programação científica do Congresso

Atividades não incluídas na taxa de inscrição

Programação Pré Congresso

PNCQ Curso PNCQ Gestor24 e 25/06/2016Inscrições e informações aqui
DICQCurso de Auditores Externos23 a 25/06/2016Inscrições e informações aqui

 

Programação Congresso

Tipo da atividadeTítuloÁreaEmentaPalestranteDiaHoraTotal de vagas
Mini-curso (4h) Interpretação do
antibiograma e implantação do BrCAST no Brasil
MicrobiologiaDiscussão com os inscritos de diferentes laudos importantes na rotina laboratorial apontando a interpretação do CLSI, EUCAST. Iniciar a discussão da implantação do BrCAST no Brasil.Alessandro Conrado de O Silveira (SC)
Jorge Sampaio (SP)
2614h às 18h25
Mini-curso (4h) Imuno-hematologiaHematologiaSérvio Túlio Stinghen (PR)2614h às 18h25
Mini-curso (4h) Função renalBioquímicaCaio Maurício M Córdova (SC)
José Antonio Tesser Polonni (RS) Marcello Ávilla Mascarenhas (RS)
2614h às 18h25
Mini-curso (4h) Diagnóstico laboratorial de líquidos biológicosTópicos EspeciaisCélia Regina Garlipp (SP)
Paula Virgínia Bottini (SP)
2614h às 18h25
Mini-curso (4h) Interpretação do teste rápidoBiologia MolecularAna Paula Faria (Portugal)
Ricardo Diaz (SP)
2614h às 18h15
Mini-curso (4h) Recebendo a Vigilância SanitáriaGestãoDirecionado ao RT do laboratório e posto de coleta Humberto M. Tibúrcio (MG)2614h às 18h25
Mini-curso (4h) Diagnóstico de infecções por Cryptosporidium spp, Cyclospora cayetanensis, Cystoisospora belli e Giardia lamblia: o impacto na prática de novos métodos e técnicas laboratoriaisParasitologia- Aspectos clínicos da criptosporidíase, ciclosporíase, cistoisosporiase e giardíase; - Atualização no diagnóstico laboratorial; - Métodos parasitológicos e técnicas de colorações permanentes; - Diagnóstico imunológico: ELISA e métodos imunocromatográficos.Elenice Messias N Gonçalves (SP)
Lenilza Mattos Lima (SC)
Vera Lucia Pagliusi Castilho (SP)
2614h às 18h20
Mini-curso (4h) Descomplicando os tributos no laboratórioGestãoFábio Rogério Apolinário (MT)2614h às 18h25
Curso (8h) - 1ª parte Diagnóstico de doenças parasitárias: diagnóstico imunológico x diagnóstico molecular - vantagens e desvantagensParasitologia

Conceitos gerais; Toxoplasmose adquirida e congênita; Leishmanioses tegumentar e visceralKelly A Kanunfre (SP)
Thelma Okay (SP)
Luciana Almeida S Teixeira (SP)
2614h às 18h25
Curso (8h) - continuaçãoDiagnóstico de doenças parasitárias: diagnóstico imunológico x diagnóstico molecular - vantagens e desvantagens (continuação)Parasitologia
Doenças de Chagas; Cisticercose e neurocisticercoseAntonio Walter Ferreira (SP)
Hélio Rodrigues (SP)
278h às 12h-
Curso (8h) - 1ª parte - teóricaMicologia ClínicaMicologia
Luiz Henrique dos Santos (RJ)
Paulo Murillo Neufeld (RJ)
Rosane Hahn (MT)
2614h às 18h20
Curso (8h) - 2ª parte - práticaMicologia ClínicaMicologia
Luiz Henrique dos Santos (RJ)
Paulo Murillo Neufeld (RJ)
Rosane Hahn (MT)
278h às 12h-
Encontro com o especialista (1h 30)Gestão laboratorialGestãoHumberto Façanha C Filho (RS)2716h 30 às 18h25
Encontro com o especialista (1h 30)Reaprendizagem criativaGestãoO momento atual: crescimento exponencial, crise econômica do país;
- Exemplos de soluções criativas/colaborativas; - Como se destacar nesse momento;
- Todos somos capazes de ser criativos - storytelling;
- Tipos de bloqueios; e
- Exercício prático.
Carolina Procópio (SP)
Daniela Camarinha (SP)
289h às 10h 3025
Encontro com o especialista (1h 30)Detecção fenotípica e genotípica de resistência a colistina em bacilos gram-negativosMicrobiologiaRaquel Girardello (SP)299h às 10h 3025
Seminário de lâminas (4h)Seminário de lâminas de HematologiaHematologiaPaulo Roberto Merísio (PR)
Valdemir Miranda de A Junior (RJ)
2714h às 18h20
Seminário de lâminas (4h)Seminário de lâminas de MicrobiologiaMicrobiologiaAlessandro Conrado de O Silveira (SC)
Jorge Sampaio (SP)
288 às 12h20
Seminário de lâminas (4h)Seminário de lâminas de ParasitologiaParasitologia- Estudo das características morfológicas de parasitos intestinais, teciduais e sanguíneos.Apresentação de casos clínicos integrados com a Parasitologia Clínica. Aspectos clínicos e epidemiológicos serão as ferramentas iniciais para a formulação de hipóteses diagnósticas. Procedimentos laboratoriais, com ênfase no diagnóstico parasitológico serão discutidos no sentido de contribuir para elucidação diagnóstica. As respectivas formas evolutivas de diagnóstico dos parasitos serão detalhadas a nível de bancada com auxílio da microscopia de luz. Um simulado interativo empregando fotomicroscopia de protozoários, helmintos e ectoparasitos de interesse humano será empregado como parâmetro inicial do nível de domínio do tema.
- Apresentação de casos clínicos integrados com a Parasitologia Clínica. Aspectos clínicos e epidemiológicos serão as ferramentas iniciais para a formulação de hipóteses diagnósticas. Procedimentos laboratoriais, com ênfase no diagnóstico parasitológico serão discutidos no sentido de contribuir para elucidação diagnóstica. As respectivas formas evolutivas de diagnóstico dos parasitos serão detalhadas a nível de bancada com auxílio da microscopia de luz. Um simulado interativo empregando fotomicroscopia de protozoários, helmintos e ectoparasitos de interesse humano será empregado como parâmetro inicial do nível de domínio do tema.
- Principais helmintos e protozoários de interesse médico: - Identificação microscópica dos estágios de diagnóstico; - Coloração pelo Lugol; - Coloração permanente de trofozoítos, cistos e oocistos de protozoários; - Artefatos.
Alessandra Loureiro Morassutti (RS)
Alverne Passos Barbosa (GO)
Lenilza Mattos Lima (SC)
2814h às 18h20
Seminário de lâminas (4h)Seminário de lâminas de HematologiaHematologiaPaulo Roberto Merísio (PR)
Valdemir Miranda de A Junior (RJ)
298 às 12h20
Programação social

Confira a programação social do Congresso

bee-gees

 

  Dia 26 de junho – Solenidade de abertura e Coquetel

Local: Palácio das Convenções do Anhembi

Atração: BEE GEES ALIVE

Horário: A partir das 19:30

 

 

 

hot_monday

 

  Dia 27 de junho – Hot Monday

Local: Bar Charles Edward

Banda: Junkie Box
Informação: Retire seu convite no estande dos patrocinadores no dia 27 de junho até as 14h.

 

 

Patrocínio:

  CREMER

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originais

 

Dia 28 de junho – Terça Cultural

Local: Palácio das Convenções do Anhembi

Horário: A partir das 18:30

Atração: Originais do Samba e DJ

 

 

Patrocínio:

veus_tech

 

Holiday_Inn

  Dia 29 de junho – Jantar de Confraternização (Por adesão)

Local: Restaurante Camauê do Hotel Holiday Inn

Horário: A partir das 20:30

Valor: R$77  por pessoa (incluso água, sucos e refrigerante)

Garanta sua vaga AGORA! Se você já esta inscrito no congresso faça login, se ainda não se inscreveu, inscreva-se e faça a adesão ao jantar no mesmo processo! Você também pode aderir na Secretaria do Congresso, no dia 27 de junho, até as 18h.

Passagem/Hospedagem

Passagem/Hospedagem

HOLIDAY INN / Parque Anhembi

Com uma infraestrutura completa e serviço diferenciado, o Hotel Holiday Inn atende a demanda dos hóspedes que estão em busca de atendimento personalizado, conforto e bem-estar.

Em sua estrutura, produtos e serviços foram aprimorados para atender e superar as expectativas dos hóspedes.

O hotel e quartos proporcionam e seguem os maiores padrões internacionais de segurança e estão totalmente equipados para garantir aos clientes conforto, qualidade e excelência em prestação de serviços.

Com atendimento mais próximo e atenção a cada detalhe, proporcionam bem-estar durante sua estada.

HOLIDAY INN

É Hotel Oficial

do CBAC!

HOLIDAY INN É Hotel Oficial do CBAC!

boaviagemlogo

Agência Oficial

ranieri-transportes

Transportadora Oficial

 

FAQ

Dúvidas sobre o 43º CBAC? Veja abaixo o nosso FAQ!

Aproveite nosso FAQ e não fique com dúvidas na hora de se inscrever e participar deste mega evento.

Jerolino Lopes Aquino

Presidente da SBAC

Estamos muito entusiasmados e ansiosos para apresentar este projeto que, ao mesmo tempo que é tão tradicional, chegando à sua 43ª edição, traz sempre inovações seja na sua programação científica, nas atividades sociais, na abrangência ou na riqueza de produtos e serviços apresentada pelos expositores.

E seguindo a vocação da SBAC em trazer sempre o melhor para o setor, escolhemos para esta edição do Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – CBAC, a cidade de São Paulo para sediá-lo. Com significativa influência nacional e internacional, na cultura, economia e política, maior centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul, São Paulo foi selecionada de forma objetiva por suas qualidades e por concentrar grandes empresas e profissionais do setor.

E ainda, com a preocupação de proporcionar o que há de melhor para os nossos colegas e parceiros, escolhemos um lugar estratégico onde ganhamos com a qualidade infra estrutural e com a localização privilegiada: O Palácio das Convenções no Anhembi, ao lado do hotel oficial do evento, o  Holiday Inn, tornando ainda mais econômico e fácil o acesso e logística para expositores, palestrantes e congressistas. Além do hotel oficial, a região conta com vasta rede hoteleira e comercial.

Queremos ainda mais para o 43º CBAC! Estamos, desde o início de 2015, investindo em novas tecnologias e marketing de conteúdo com presença constante e marcante nas principais redes sociais, lançamos um novo portal agora mais fácil de navegar e totalmente responsivo, funcionando em smartphones e tablets, para atrairmos os profissionais de Análises Clínicas e mantermos a comunicação com eles e também com fornecedores e empresas do setor.

Esperamos a participação de 2.500 pessoas, 100 estandes expositores e uma programação científica que vem sendo elaborada e aprimorada a cada dia pela comissão responsável, abordando temas nas áreas de Hematologia, Microbiologia, Parasitologia, Bioquímica, Imunologia, Citologia, Gestão Laboratorial, Qualidade Laboratorial, Toxicologia, Genética Forense, Farmácia Clínica e Tópicos especiais (Autotestes, Testes Rápidos, Point of Care), todos distribuídos entre Conferências, Mesas Redondas e Seções Interativas e ministrados por grandes nomes nacionais e estrangeiros da área de Análises Clínicas e Saúde.

Daremos continuidade às discussões e mobilizações do setor com o 2º Fórum de Proprietários de Laboratórios com o tema Desequilíbrio econômico-financeiro dos laboratórios na prestação de serviços públicos e privados, que além de presencial durante o congresso, segue de forma virtual, assim como as divulgações e interações que temos buscado manter entre a SBAC e os estudantes e profissionais da área.

Como nas edições anteriores, as atividades sociais garantem excelentes momentos não só de networking, mas também de diversão, descontração e confraternização. Começando com o evento de abertura, no domingo dia 26 de Junho no Palácio das Convenções Anhembi, a festa Hot Monday no dia 27, até o Happy Hour, com grandes surpresas, na 3ª feira dia 28/06/16 das 18 às 22h.

Para garantir o sucesso de um evento tão grandioso, contamos com grandes parcerias: o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo como copromotor, o patrocínio da SYSMEX, o apoio do Conselho Federal de Farmácia, da LK Eventos, da Boa Viagem Turismo e da Agência Idea Shake.

E para que o CBAC aconteça da maneira que esperamos, convidamos todos a participarem! Acompanhem por aqui as novidades da programação científica, expositores e das atividades sociais de alto padrão que estamos preparando e inscreva-se.

Sejam Bem Vindos ao Futuro das Análises Clínicas!

Local do evento

Palácio das Convenções – Complexo Anhembi, Santana – São Paulo / SP
www.anhembi.com.br