Blog de Notícias SBAC

A imprensa Potiguar acompanhou com ampla cobertura o 49º CBAC

A imprensa Potiguar acompanhou com ampla cobertura nosso o 49º CBAC, pois esse ano, durante o congresso, a SBAC apresentou o documento “Diretrizes Gerais para Estruturação das Ações de Diagnóstico Laboratorial (Análises Clínicas e Toxicológicas) no Contexto de Atenção à Saúde, feito em colaboração com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e associações de laboratórios de todas as regiões brasileiras, que são importantes atores e parceiros estratégicos nessa iniciativa.

Como resultado desse esforço coletivo, lançamos a cartilha diante da presença e com o apoio de parlamentares que deverão, a partir de agora, nos ajudar a dar encaminhamento a essa proposta junto ao Ministério da Saúde e demais órgãos competentes.

Hoje, não existe na atenção primária do SUS um local específico para o diagnóstico laboratorial. Essa problematização foi levantada pela SBAC e não condiz com a realidade de que 95% dos exames diagnósticos do Sistema Único de Saúde são realizados por pequenos e médios laboratórios privados. Ou seja, são eles que garantem a capilaridade do sistema – e o fazem sem ter um programa estruturado. Sabemos que há uma desvalorização ou até mesmo
uma falta de entendimento pela sociedade quanto à relevância do trabalho dos laboratórios.

Mas essa realidade precisa mudar. E por que? Porque quem será beneficiado por isso é, em última instância, a população.

Saiba mais