Realizar a gestão de documentos da empresa é uma atividade crucial para aumentar a produtividade, facilitar o acesso a informações relevantes e no processo de tomadas de decisões. Em um contexto de auditoria, a organização, acessibilidade e a segurança dos documentos garantem que as informações possam ser analisadas de maneira mais rápida e efetiva.
A ausência de uma gestão de documentos eficaz pode estender ainda mais o tempo e os custos associados ao trabalho de um auditor, além de aumentar as chances de resultados inconsistentes, dando brechas para que fraudes passem despercebidas no processo de auditoria.
Com a evolução da tecnologia, surgiram ferramentas de gestão de documentos que facilitam o processo de auditoria. Uma delas é a Gerenciamento Eletrônico de Documentos, mais conhecido como GED.
Através desse sistema, é possível concentrar as informações essenciais em um único lugar e de maneira estratégica, possibilitando um acesso ainda mais rápido e seguro às documentações necessárias. Por meio da organização dos arquivos, ganha-se agilidade nas buscas por documentos necessários durante uma auditoria.
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) atua como um instrumento para auxiliar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes na empresa. Além disso, é uma maneira de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946, sediada em Genebra na Suíça, a ISO 9001 é uma ferramenta que pode ser implementada por qualquer empresa, de todo e qualquer porte.
A ISO 9001, por exemplo, é um sistema de gestão que possui como objetivo, garantir a otimização dos processos, com mais agilidade no desenvolvimento de produtos, e a produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso.
A norma ISO 9001/2015, em seus requisitos 7.5.3.1 e 7.5.3.2 sobre controle de informações, exige que:
– REQUISITO 7.5.3.1:
a) ela esteja disponível e adequada para uso, onde e quando ela for necessária;
b) ela esteja protegida suficiente (por exemplo, contra perda de confidencialidade, uso impróprio ou perda de integridade);
– REQUISITO 7.5.3.2:
a) distribuição, acesso, recuperação e uso;
b) armazenamento e preservação, incluindo preservação de legibilidade;
c) controle de alterações (por exemplo, controle de versão);
d) retenção e disposição.
Existem inúmeros benefícios com a implementação do sistema de gestão da qualidade em uma organização. O principal é o diferencial competitivo que uma empresa, que fez a implementação e obteve a certificação, passa a ter.
O Acredite.se é um software para gestão da qualidade que possui um módulo inteiramente dedicado a facilitar o gerenciamento e a centralização dos documentos de maneira eficaz e otimizada.
A ferramenta foi desenvolvida para atender aos principais requisitos de certificações e acreditações, neles incluídos a ISO 9001, por isso já vem com funcionalidades como versionamento automático, controle de arquivos obsoletos, rastreabilidade, sendo possível limitar o acesso a determinados arquivos e visualizar todas as interações em cada documento. Além disso, possui um fluxo automático de aprovações, onde além de economizar muito tempo, é possível pedir confirmação de leitura e solicitar assinatura eletrônica.
Outro ponto de destaque é a possibilidade de vincular uma mesma evidência ou documento a diversos requisitos, garantindo que o arquivo se mantenha sempre atualizado em todos os locais e reduzindo imensamente o tempo investido.
Além de eliminar papéis físicos e centralizar toda a informação na nuvem, o sistema permite inserir outros formatos de documentos, além do textual. É possível adicionar imagens e vídeos às instruções de trabalho, por exemplo, facilitando na compreensão do conteúdo.
Todas essas funcionalidades facilitam a gestão do conhecimento, aprimoram os resultados, aumentam a produtividade e economizam espaço físico e custos com impressões.
O Acredite.se oferece importantes ferramentas e soluções, que facilitam a gestão da qualidade como um todo, com módulos específicos para a gestão de documentos, gestão de auditorias, entre outros, tornando os processos mais ágeis e organizados. Além disso, a ferramenta garante a segurança das informações, permitindo, assim, que as empresas atendam aos requisitos de certificações e acreditações de maneira eficiente.
Em suma, a gestão dos documentos é essencial no processo de auditoria, e o Acredite.se é uma ferramenta extremamente valiosa, que facilita este processo, auxiliando as empresas a atenderem aos requisitos de certificações e acreditações, como a ISO 9001
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