Laboratório Ruth Brazão alcança maior rastreabilidade e controle de amostras para a área de Anatomia Patológica
Com a implementação do módulo da plataforma Shift, que atende a essa importante especialidade da medicina diagnóstica, o laboratório localizado na região norte do país, agregou não somente qualidade e segurança ao serviço prestado, como melhorou os aspectos relacionados a faturamento e cobrança das fontes pagadoras.
Diante da criticidade da atuação de um laboratório de anatomia patológica, envolvendo processos minuciosos e protocolos rigorosos de segurança, e da necessidade de proporcionar ainda mais qualidade, rastreabilidade, autonomia e uma gestão mais assertiva, o Laboratório Ruth Brazão, cliente da Shift desde 2005, implementou o módulo de Anatomia Patológica da Plataforma Shift em 2022. A solução gerencia e automatiza as rotinas do setor, responsável por aproximadamente três mil procedimentos por mês.
“Apesar da nossa equipe ser extremamente atenciosa e competente, alguns processos poderiam ser mais eficientes. Tínhamos muitas ocorrências, por exemplo, devido à cobrança variável junto à fonte pagadora e à atribuição de guia. Atualmente, não enfrentamos mais esse problema”, ressalta Yuri Viana, biomédico coordenador técnico do Ruth Brazão.
Segundo Fábio Brazão, diretor do Laboratório, entre os principais motivadores para que optassem por implantar o módulo está a possibilidade de criar um material com o quantitativo exato de cobranças, facilitando assim os pagamentos variáveis junto às fontes pagadoras. Outros fatores, como atribuição médica, rastreabilidade de todo o processo e do material armazenado, etiqueta caso gerada para cada paciente e a possibilidade de contar com relatórios de produção (macroscopia e médica), também foram fundamentais na decisão de automatizar o setor.
Da conferência do pedido digitalizado até o armazenamento da amostra, foi possível não só reduzir o uso de papel do atendimento à geração do laudo nas rotinas, como também alcançar confiabilidade de todo o processo do material a ser examinado com controle de retirada, incluindo as regras de atendimento e faturamento. Além disso, a tecnologia passou a apoiar no processamento de todas essas amostras, oferecendo segurança e qualidade no serviço prestado ao cliente.
Para os médicos patologistas que atuam no Ruth Brazão, o módulo trouxe mais confiabilidade no processo graças a registros precisos. Todas as lâminas estão devidamente identificadas e é possível saber exatamente a quantidade existente. O profissional consegue também rever as peças, usando o comando voltar; solicitar novas lâminas e colorações especiais e acompanhar a evolução que está sendo entregue pela equipe técnica.
“Tivemos grandes mudanças e impactos na rastreabilidade e atribuição médica. Tornou-se possível monitorar cada material, quantidades de lâminas e a devida cobrança de forma mais assertiva, por exemplo. A implantação foi tranquila a medida em que nos adaptamos na utilização do sistema e hoje temos mais informação acerca da produtividade de cada etapa do processo, como a conferência do pedido se tornou mais ágil, dando mais celeridade à rotina. Já quando falamos no uso das etiquetas, percebemos maior rastreabilidade do processo e qualidade no serviço”, reforça Brazão.
O Laboratório, inicialmente chamado de Centrobac, foi fundado em 1985, pela Dra. Ruth de Vasconcelos Brazão, doutora em Farmácia com ênfase em Microbiologia, então professora da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará, para servir de apoio na aquisição de material biológico para as aulas práticas de Microbiologia. Atualmente, é acreditado com excelência pela ONA, conta com mais de 33 unidades de coleta, funciona 24 horas por dia e dispõe de um time que desempenha as mais diversas funções na organização, mantendo como meta a gestão contínua da qualidade. Além disso, o Ruth Brazão presta serviços para clínicas de hemodiálise, consultórios médicos, empresas públicas e privadas, e atua como laboratório de apoio de alguns hospitais.