Shift | Vitrine de Expositores

Lacmar evidencia melhorias em indicadores de desempenho com apoio do Shift BI

A utilização da solução Shift BI 4.0, atrelada ao processo consultivo, possibilitou ao Lacmar, instituição que fica no Maranhão, identificar oportunidades para planos de ação personalizados, contribuindo, por exemplo, para a redução dos registros de insucesso, otimização do tempo médio de comunicação de resultados críticos e para melhoria no indicador de pontualidade.

Localizado na região nordeste do Brasil, o Lacmar, fundado em 2014, tem um forte compromisso com seus clientes e com a sociedade maranhense de prestar serviços laboratoriais de qualidade, entregando resultados precisos e confiáveis. Buscando ainda mais a melhoria contínua dos nossos processos e obter o reconhecimento pela qualidade do serviço prestado, a instituição implementou uma solução de business intelligence para apoiar na gestão de seus indicadores.

Ao implementar a solução Shift BI 4.0, que integra a plataforma Shift, 100% web, para centros de medicina diagnóstica, atrelada ao processo consultivo, o laboratório conseguiu identificar oportunidades para planos de ação personalizados e melhorar indicadores de atividades críticas do laboratório, responsáveis por mensurar processos relacionados à satisfação e segurança do paciente.

Os indicadores foram acompanhados nos três meses seguintes à implantação e comparados com o mesmo período do ano anterior. Entre os resultados alcançados estão a redução de 99% nos registros de insucessos na comunicação de resultado crítico e a otimização de cerca de 95% no tempo médio de comunicação de resultados críticos, garantindo maior rapidez para tomada de ação. Além disso, houve uma melhora de cerca de 5% no indicador de pontualidade, potencializando a entrega de resultados no prazo acordado com o paciente.

A gestão dos indicadores de desempenho é essencial para as organizações e as ferramentas de inteligência, como o BI, são facilitadoras neste processo. Eles são usados para monitorar e avaliar o progresso, identificar tendências, tomar decisões informadas e avaliar o sucesso de metas e estratégias.

No contexto laboratorial, apoiam na análise de dados do LIS e os transformam em informações valiosas, possibilitando que o corpo gestor otimize o acompanhamento dos indicadores e dedique mais tempo à qualidade da gestão. Inclusive, segundo o artigo 54 da RDC 786/23, que passou a valer desde o final de 2023, os serviços de EAC (Exames de Análises Clínicas) devem documentar e ter sua efetividade monitorada por meio de indicadores de desempenho.

No caso do Laboratório Lacmar, o processo iniciou-se com a capacitação da equipe na utilização do BI e também na utilização de ferramentas da qualidade que contribuiriam com a gestão dos indicadores. Na etapa de setup da implantação, foram apresentadas 11 Oportunidades de Melhorias para os processos do Laboratório. Após as capacitações, foram realizados três encontros de follow-up. Ao final dos encontros, foi construído um memorial de melhorias.  Cerca de 72% das Oportunidades de Melhorias (OPM’s) sinalizadas durante a consultoria da Shift foram colocadas em práticas.

Com mais de 100 indicadores distribuídos em dashboards, o Shift B.I. 4.0 permite uma visão completa das operações e de processos importantes dos centros de diagnósticos. A solução é integrada à Plataforma Shift, tecnologia 100% web, que permite a gestão completa dos centros de medicina diagnóstica, unificando os serviços de Análises Clínicas, Anatomia Patológica e Imagem, além de fazer a gestão do próprio negócio, oferecendo informações confiáveis para a tomada de decisões estratégicas com rapidez, facilidade e segurança dos dados.

Além de toda a parte de tecnologia, a Shift atua de forma bastante consultiva e personalizada. Usando o know-how de seu time de assessoria, ela ajuda no entendimento da necessidade de cada cliente, assim como na definição dos indicadores e também no apoio da análise dos resultados, trazendo um olhar especialista que permite direcionar melhor a implementação de ações, apontar caminhos e gerar novos insights.