Paralelamente ao 48º CBAC, ocorre o 5º Congresso de Controle de Qualidade Laboratorial para países de Língua Portuguesa (CCQL-PLP), com objetivo de discutir e aprimorar métodos e processos de análises laboratoriais em países de língua portuguesa. Os últimos detalhes do CCQL-PLP foram acertados no domingo (18) por Ana Paula Faria, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, de Portugal, e Flávia Martinello, docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O grupo, formado em 2009 por 185 pessoas voluntárias, foi abraçado pela SBAC desde 2015, dando voz e luz às suas reinvindicações. Dentro da programação paralela, é o único evento online transmitido para países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatoriana, Moçambique, Timor, Portugal e Santo Tomé e Príncipe).
“Entre os assuntos que serão abordados estão técnicas de controle, cálculos, qualidade analítica, sempre na busca de contribuições para a melhoria da competência e da qualidade dos laboratórios clínicos”, destaca Ana Paula Faria. “A partir de 2015, a SBAC abraçou a iniciativa e a cada dois anos o CCQL-PLP faz parte do CBAC como evento paralelo e de fundamental importância”, completa Flávia Martinello.