O teste sorológico para a detecção de anticorpos contra a síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) está emergindo como um importante componente da gestão clínica de pacientes com doença coronavírus 2019 (COVID-19), bem como a avaliação epidemiológica da exposição ao SARS-CoV-2 em todo o mundo.
Além de testes moleculares para a detecção de Infecção por SARS-CoV-2, os laboratórios clínicos também precisam aumentar a capacidade de teste para incluir avaliação sorológica de pacientes com COVID-19, suspeito ou conhecido. Embora os imunoensaios sorológicos aprovados pela regulamentação estejam agora amplamente disponíveis por fabricantes de diagnóstico em todo o mundo, há um debate significativo sobre a utilidade clínica desses testes, bem como seus requisitos de desempenho clínico e analítico antes da aplicação.
O documento IFCC Interim Guidelines on Serological Testing of Antibodies against SARS-CoV-2, publicado pela Federação Internacional de Química Clínica e Laboratório Força-Tarefa de Medicina (IFCC) em COVID-19, fornece orientação provisória sobre:
(A) indicações clínicas e populações-alvo,
(B) seleção do ensaio,
(C) avaliação do ensaio e
(D) interpretação do teste e limitações para o teste sorológico de anticorpos contra a infecção por SARS-CoV-2.
Estas recomendações, baseadas em evidências, fornecerão orientações práticas para clínicas laboratórios na seleção, verificação e implementação de ensaios sorológicos. São de extrema importância para expandimos nossa resposta à pandemia a partir do rastreamento inicial de casos e contenção até as estratégias para minimizar o ressurgimento e morbidade de pacientes.
Leia aqui:
IFCC Interim Guidelines on Serological Testing of Antibodies against SARS-CoV-2