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Importância da Acreditação nos processos assistenciais

Durante o VIII Seminário Nacional em Acreditação Internacional, realizado no final do ano passado em São Paulo pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), houve uma discussão em torno dos benefícios da Acreditação.

Entre os depoimentos, constatou-se que a Acreditação proporciona às instituições de saúde uma melhoria nos processos e maior garantia na prestação do cuidado com o paciente.

Em se tratando de acreditação hospitalar, por exemplo, o maior impacto citado é em relação a área de gestão de processos. Bernardete Weber, superintendente de Qualidade e Responsabilidade Social do Hospital do Coração (SP), disse que a satisfação dos colaboradores também é monitorada através de pesquisa sobre cultura e atitude de segurança, e destacou as contribuições da organização dos processos para a melhoria dos resultados dos programas de cuidados clínicos do hospital. Segundo ela, após a implementação do programa a taxa de mortalidade por Insuficiência Cardíaca diminuiu cerca de três pontos percentuais em relação ao Índice de Referência Brasileiro nos últimos cinco anos.

Diretor técnico da Bradesco Saúde, Flávio Bitter reforçou que “a acreditação é um vetor de transformação dos processos operacionais”, e que 87 ações de melhorias foram implementadas e monitoradas pela Comissão de Qualidade da seguradora, primeira a obter a acreditação no país.

Cleusa Ramos Enck, superintendente de Recursos Humanos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), ressaltou que a satisfação do profissional é de suma importância para o cumprimento da missão institucional, por isso é preciso que uma instituição se preocupe com o bem-estar, a capacitação e o aprimoramento técnico de seu pessoal, fomentando uma cultura mais colaborativa entre todos. Ela destacou ainda o engajamento como uma condição fundamental para a participação e o envolvimento do profissional com a gestão, algo possível por meio de processos educativos contínuos.

Fernanda de Freitas Paula Lopes, Gerente Executiva do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), hospital público de São Paulo, destacou que é fundamental estabelecer claramente o papel da liderança dentro da estrutura hospitalar. Para ela, o bom líder deve ter uma escuta qualificada, ser uma ponte de ligação entre as pessoas e a organização, e ter uma atuação ativa nas tomadas de decisão. A empresa precisa, em seu planejamento estratégico, de ações que desenvolvam uma força de trabalho qualificada, comprometida e motivada, buscando atrair e reter profissionais – o que gera uma equipe integrada e comprometida em colaborar.

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