A implantação do Controle Interno da Qualidade (CIQ) e do Controle Externo da Qualidade (CEQ) e a preparação para a acreditação no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) Gestor e DICQ foram discutidas na tarde desta terça-feira (13), no minicurso realizado no 44º Congresso Brasileiro de Análises Clínica, que acontece no Centro de Convenções em João Pessoa.
De acordo com o assessor científico de Toxicologia, Urinálise e Autoimunidade do PNCQ, Robson Santos, o CEQ tem a proposta de reconhecer e minimizar os erros analíticos no laboratório permitindo a avaliação da performance para obtenção de resultados confiáveis e seguros.
“Para atingir este objetivo a equipe de qualidade do laboratório deve implementar um sistema de controle que garanta aos seus integrantes a qualidade de todos os resultados obtidos na rotina, providências imediatas para eliminar as causas das não conformidades encontradas através de ações contínuas, além de adotar medidas preventivas para evitar um ocorrência das não conformidades envolvidas”, disse no minicurso.
Durante a aula, ele abordou o fluxo de processo nos laboratórios e provedores para acreditação, os calendários dos provedores, controle alternativo interno e externo, frequência de controle, as etapas para acreditação, entre outros assuntos.
O minicurso sobre implantação do CIQ, do CEQ e acreditação no PNCQ Gestor DICQ foi ministrado também na segunda-feira (12) e acontece mais uma vez nesta quarta-feira (14), na Sala Cabo Branco, das 14h às 16h.