Na data de hoje, 01/08/2023, começa a vigorar RDC 786/2023. Poderia, ou deveria, ser um marco do Serviço Público no sentido de fomentar a qualificação dos Serviços Laboratoriais, responsáveis 70% dos diagnósticos clínicos e 90% dos critérios de remissão de doenças ou altas hospitalares.
E desta forma continuará sendo.
Entretanto, pouco existe a comemorar, pois a mesma RDC, em seu texto permite, de forma legal, a coexistência de testes, os ditos rápidos em estabelecimentos farmacêuticos. Trata-se de procedimentos onde os critérios de qualidade, residem apenas nas declarações dos fabricantes ou vendedores.
Motivo pelo qual são denominados de testes de triagem ou testes rápidos.
Bem rápidos.
A SBAC reafirma seu compromisso inabalável de representar e defender os interesses dos Laboratórios de Análises Clínicas em todo o território brasileiro. A SBAC enfatiza o posicionamento claro e assertivo de que o lugar de realização de exames é no ambiente laboratorial, com avançados equipamentos de medição, laudos assinados por profissionais especializados, sem nenhuma orientação de comércio de fármacos.
Reitera, também, o compromisso em assegurar que os Laboratórios Clínicos estejam devidamente informados e preparados e representados para cumprir com todas as normas e exigências estabelecidas pela nova RDC 786/2023.
A SBAC continuará atuando com a firmeza do diálogo, junto às instituições competentes, todas elas, buscando sempre promover um ambiente favorável para o setor de Análises Clínicas. Nossa representatividade é pautada pela defesa dos interesses comuns de todos os Laboratórios, garantindo o desenvolvimento e crescimento contínuo da área, bem como todos os incrementos necessários à melhoria da qualidade dos serviços prestados.
No momento da implantação da RDC 786/2023, queremos transmitir tranquilidade e confiança aos Laboratórios, pois o nosso compromisso com a excelência em Análises Clínicas permanece inalterado. Juntos, seremos capazes de enfrentar quaisquer desafios e, antes de tudo, mantermos serviços de qualidade, com responsabilidade e respeito à saúde de todos os pacientes atendidos.