“A Organização Mundial da Saúde foi criada em 1948 como uma agência especializada do Nações Unidas servindo como autoridade diretora e coordenadora de questões de saúde e saúde pública. Uma das funções constitucionais da OMS é fornecer informações e aconselhamento objetivos e fiáveis no domínio da saúde humana, um responsabilidade que cumpre em parte através do seu extenso programa de publicações.
A Organização procura, através das suas publicações, apoiar estratégias nacionais de saúde e abordar as preocupações de saúde pública mais prementes das populações em todo o mundo. Para responder às necessidades dos Estados-Membros em todos os níveis de desenvolvimento, a OMS publica manuais práticos, manuais e material de treinamento para categorias específicas de saúde trabalhadores; diretrizes e padrões internacionalmente aplicáveis; revisões e análises de políticas, programas e investigação em saúde; e relatórios de consenso de última geração que oferecer aconselhamento técnico e recomendações para os tomadores de decisão. Esses livros são intimamente ligado às atividades prioritárias da Organização, abrangendo a prevenção de doenças e controle, o desenvolvimento de sistemas de saúde equitativos baseados em cuidados de saúde primários cuidados e promoção da saúde para indivíduos e comunidades. Progresso para melhor saúde para todos também exige a disseminação e troca global de informações que se baseia no conhecimento e na experiência de todos os países membros da OMS e do colaboração de líderes mundiais em saúde pública e ciências biomédicas.
Para garantir a mais ampla disponibilidade possível de informações e orientações confiáveis sobre questões de saúde, a OMS assegura a ampla distribuição internacional das suas publicações e incentiva sua tradução e adaptação. Ao ajudar a promover e proteger saúde e prevenir e controlar doenças em todo o mundo, os livros da OMS contribuem para alcançar o objetivo principal da Organização – a realização por todas as pessoas do nível de saúde mais elevado possível.”
Acesse aqui o relatório da quarta reunião do Grupo Consultivo Estratégico da OMS para Especialistas em diagnóstico in vitro, 2022 (incluindo a quarta lista modelo da OMS de diagnósticos in vitro essenciais)