Blog de Notícias SBAC

União de Forças: SBAC e CBDL Promovem Reunião Histórica em Busca de Avanços para o Setor do Diagnóstico Laboratorial e para a Saúde Pública Brasileira

Em um encontro marcado por expectativas elevadas, representantes da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) se reuniram na sede da SBAC, no Rio de Janeiro, para discutir estratégias conjuntas em prol da Construção de uma Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial, que contribua para o desenvolvimento da saúde pública do Brasil.

O evento contou com a presença da Dra. Maria Elizabeth Menezes, Presidente da SBAC; do Dr. Carlos Eduardo Gouvêa, Presidente Executivo da CBDL; do Dr. Marcos Kneip Fleury, Vice-presidente da SBAC; do Dr. Luiz Fernando Barcelos, Conselho Deliberativo da SBAC, do Dr. José Abol Corrêa, do Conselho Deliberativo da SBAC e diretor do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ); do Dr. Juno Damasceno, Secretário Geral da SBAC; do Dr. Fulvio Facco, Presidente da CBDL; do Dr. Jorge Janoni, Membro do Conselho Deliberativo da CBDL; da Dra. Josely Chiarella, Diretora Técnica da CBDL; do Professor Paulo Roberto Boff, Coordenador do Projeto e do Dr. Arivaldo Santana, Assessor do Presidente do CRF/BA.

 

O ponto central da pauta foi o projeto de “Diretrizes Gerais para a Construção de uma Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial”, uma iniciativa ambiciosa destinada a moldar o futuro do diagnóstico laboratorial no País e consolidação do SUS na área do diagnóstico laboratorial.

Na ocasião, o Dr. Carlos Eduardo Gouvêa fez uma apresentação sobre a missão e o escopo de atuação da CBDL, destacando seus parceiros estratégicos e seu compromisso com a excelência no campo do diagnóstico laboratorial.

Por sua vez, a Dra. Maria Elizabeth Menezes tomou a palavra para compartilhar insights sobre a importância crucial na construção da Política. Enfatizou os desafios que o setor enfrenta, especialmente dos pequenos laboratórios e a necessidade de participação colaborativa de diversas entidades interessadas na consolidação deste processo, que tem viés técnico e político.

Em um momento de grande significado, a Dra. Maria Elizabeth formulou a proposta para que a CBDL apoiasse firmemente os esforços para a construção dessa Política, unindo forças com a SBAC em prol deste objetivo.

Após um momento de discussões e trocas de ideias construtivas, ficou decidido que ambas as entidades se comprometeriam com o projeto da construção das Diretrizes Políticas, com o intuído de promover avanços significativos no setor e na saúde pública do Brasil.

Ao encerrar o encontro, os participantes expressaram otimismo e determinação em relação ao futuro, destacando a importância da colaboração e do trabalho conjunto na busca por soluções eficazes para os desafios enfrentados pelo setor de diagnóstico laboratorial no País.