Do dia 18 ao dia 20 de outubro, aconteceu pela primeira vez na capital baiana a 13º Conferência Pan-Americana de Educação Farmacêutica (CPEF), que trouxe como enfoque o cenário pós-pandêmico da educação. O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia e foi organizado pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).
A CPEF, ativa desde 1990, é um fórum colaborativo que une escolas e faculdades de farmácia, associações acadêmicas e profissionais das Américas. Seu principal propósito é estimular reflexões e propostas para aprimorar a educação farmacêutica, acreditando que a qualidade dessa educação contribui para a melhoria dos serviços de saúde.
A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC esteve representada pelo Prof. Paulo Roberto Boff. Ele destacou a importância de inserir a formação do farmacêutico na perspectiva do diagnóstico laboratorial, integrando-o ao contexto da atenção básica em saúde. Além disso, ressaltou a relevância de incluir a formação farmacêutica no desenvolvimento do complexo econômico e industrial da saúde, visando à autonomia regional na produção de insumos, medicamentos e kits laboratoriais, sobretudo às vésperas da Quarta Revolução Industrial (4IR).